Catia Bonini Codorniz
Psicóloga e Psicanalista | CRP 14/0062
Psicóloga Clínica especializada pelo Conselho Federal de Psicologia, Psicanalista, Membro da International Psychoanalytic Association – IPA, Membro Efetivo da Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul – SPMS, Membro Efetivo da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro – SPRJ e Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Curitiba – SBPC (Provisória), Sócia e Membro Fundador do Instituto de Psicoterapia Dinâmica – IPD.
Mudei para Mato Grosso do Sul na época da divisão do estado após ter cursado a universidade de psicologia em São Paulo, cidade onde nasci. Em 1980 comecei a clinicar no atendimento de adolescentes, adultos e idosos e a traçar a minha trajetória até hoje
Alguns anos depois o Instituto de Psicoterapia Dinâmica – IPD foi criado em conjunto com algumas colegas. Inicialmente ministramos seminários e aulas em Corumbá ~MS e depois em Campo Grande – MS. O nosso curso de Psicoterapia de Orientação Psicanalítica – Teoria e Técnica teve várias edições, transmitindo conhecimento e aperfeiçoamento para profissionais interessados em ter uma conduta e escuta terapêuticas ética e responsável.
Neste percurso fiz a formação psicanalítica e desde o ano 2000 exerço a Função Didática no Instituto de Psicanálise da SPMS comprometida com a transmissão da psicanálise como analista, docente e supervisora. Tive a oportunidade de exercer a presidência da SPMS no período de 2018 a 2020 e também assumi a direção do Instituto de Psicanálise da SPMS de 2015 a 2017.
Com a pandemia, e as restrições necessárias, comecei a fazer o atendimento remoto/ on line, prática que mantenho até os dias atuais. Ainda no caos da pandemia, na busca humanitária de acolher o sofrimento psíquico, foi criado o SOS Brasil, projeto social do qual participo como psicanalista e também como coordenadora de um ateliê de atendimento de adolescentes.
Outra atividade que venho desenvolvendo é a participação como Membro do Comitê Assessor do Livro Anual de Psicanálise – LAP, cuja tarefa é. junto com um grupo de psicanalistas, selecionar os artigos do International Journal of Psychoanalysis – JPI que serão traduzidos para o LAP.
Nessa caminhada tive também a oportunidade de escrever e ter alguns artigos publicados em revistas psicanalíticas.