Gleda Brandão C. M. de Araújo

Psicóloga e Psicanalista | CRP 14/00252-6

Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP, 40 anos de experiencia na clínica psicanalítica no atendimento de adultos, casais e família, membro efetivo da Sociedade Psicanalítica da SPMS e SPRJ (filiadas a IPA), analista com função didática na SPMS, sócia e membro fundador do IPD.

Minha trajetória profissional iniciou-se em 1983 perfazendo mais de 40 anos de experiência na clínica psicanalítica atendendo adultos, casais e famílias. Após minha graduação em psicologia na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB antiga FUCMAT, iniciei um curso de Psicoterapia de Orientação Analítica no CESMAPID, um grupo de estudos criado e coordenado pela Dra. Maria Teodorowic, psiquiatra e psicanalista (SPRJ). Em 1989 iniciei a formação psicanalítica no Núcleo Psicanalítico de Mato Grosso do Sul – NPMS, atualmente Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul – SPMS. Em 2000 obtive a função didática no Instituto de psicanálise da SPMS e desde então sou docente, supervisora e analista didata trabalhando intensamente na transmissão da psicanálise e na formação de novos psicanalistas.

No meio do meu percurso profissional me associei e fundei com algumas colegas o Instituto de Psicoterapia Dinâmica – IPD, um instituto voltado para formação de psicoterapeutas de orientação analítica. No IPD fui docente e supervisora tendo acompanhado várias turmas de psicólogos e psiquiatras que se interessavam em ampliar o conhecimento teórico e técnico da psicoterapia dinâmica. Também organizamos vários Fóruns e atividades científicas com a participação de colegas locais e de outras sociedades psicanalíticas.

Para além da minha experiencia clínica, como analista e supervisora gostaria de destacar a minha experiencia institucional que se iniciou desde os tempos do CESMAPID e me fez criar um especial interesse pelos temas institucionais. Na minha sociedade, SPMS, fui Secretária (2004 a 2006); Presidente (2006-2010 e agora novamente eleita para o período 2024-2026); Diretora do Instituto de Psicanálise (2010-2014); Diretora Científica (2021-2023). Posteriormente fui presidente da Federação Brasileira de Psicanálise – FEBRAPSI (2011-2013) quando tive a oportunidade de participar de eventos em diferentes sociedades psicanalíticas ao redor do Brasil e presidir em 2013 o 24º Congresso Brasileiro de Psicanálise em Campo Grande-MS. Entre 2016 e 2018 fui Secretária Científica da Federação Latino-americana de Psicanálise – FEPAL, ocasião em que organizei diferentes encontros científicos em São Paulo, Brasília, Assunção, Buenos Aires e Cidade do México, como também coordenei a organização do 32º Congresso da FEPAL em Lima-Peru. Representei a América Latina de 2019 a 2023 no Board da Associação Psicanalítica Internacional – IPA, onde tive a oportunidade de trabalhar em algumas comissões destacando-se o comitê Executivo da IPA (ExCom) de 2021 a 2023.

Além destas atuações nas diferentes instituições psicanalíticas sou ainda membro do Comitê Assessor do Livro Anual de Psicanálise – LAP e tenho artigos publicados em livros e revistas psicanalíticas.

Em 2008 tive a oportunidade fazer um curso de Especialização em Psicanálise, promovido Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul – SPMS em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e que teve o apoio do programa Developing Psichoanalytic Practice and Training – DPPT da Associação Psicanalítica Internacional -IPA, cuja monografia foi feita sob a orientação do Prof. Dr. Cláudio Laks Eizirik.